A videoconsulta é hoje um recurso  util na actividade médica em geral e também na Pediatria. É possível realizar consultas médicas remotamente, de forma rápida e conveniente para as famílias. Os pais e cuidadores podem consultar pediatras especialistas sem sair de casa, reduzindo a necessidade de deslocamento, o tempo de espera  e exposição no consultório.

Durante a videoconsulta, são discutidos sintomas, partilha de preocupações sobre o desenvolvimento da criança e receber orientações. Além disso, em alguns casos o médico pode efectuar a avaliação médica, assegurando a atenção necessária e oportuna.

As videoconsultas são ideais para o acompanhamento regular de doenças crónicas, esclarecimento de dúvidas sobre vacinação, orientações sobre alimentação e desenvolvimento infantil, e na resolução de problemas não urgentes. Com segurança e eficiência, esta solução inovadora optimiza a vigilância de saúde infantil.

         Não esqueça …

•  A indicação e pertinência de uma videoconsulta deverá ser sempre validada pelo médico assistente.

•  Não são recomendadas primeiras consultas em modo de videoconsulta, consulte sempre o seu médico antes de optar por esta modalidade.

•  Após a marcação receberá um link no seu email de confirmação e a consulta será iniciada à hora marcada pelo que deverá estar conectado 10 minutos antes.

•  Certifique-se de que tem em sua posse todos os documentos necessários e informativos.

•  Assegure que a sua ligação de internet e o seu dispositivo (tablet, telemóvel, computador) estão a funcionar correctamente.

•  Efectue uma boa exposição visual de si e do paciente, garantindo uma boa qualidade de som e imagem.

•  Confirme que a prescrição do seu médico foi correctamente recebida por SMS ou email antes de encerrar a consulta.